quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

NOMES - MANOLO BLAHNIK.


Quem acompanhou o seriado Sex and the City (e quem não?) sabe... Sarah Jessica Parker sempre foi sua fã explícita. Manolo Blahnik é um estilista espanhol dono de uma das mais proeminentes marcas de sapatos femininos.


Nascido em 1943 e criado em uma plantação de bananas, estudou literatura e arquitetura. Como fotógrafo em Londres, mergulhou no mundo da moda e recebeu de Diana Vreeland, editora da Vogue, a sugestão de criar sapatos tão interessantes quanto os que vestia. Em sua trajetória de sucesso, iniciada nos anos 70, Manolo Blahnik desenhou inúmeros modelos para estilistas consagrados como Yves Saint Laurent, Christian Dior, Calvin Klein e John Galiano. Em 1973, ele abriu a Zapata, sua boutique na Rua Old Church, em Londres, que logo passou a ter clientes fiéis de celebridades à realeza. Madonna declarou que os sapatos de Manolo são “melhores que sexo” mas com a diferença de que “duram mais”.


O segredo do sucesso, segundo Blahnik, é participar de todas as fases da elaboração do produto. Desde os primeiros croquis até a criação das campanhas publicitárias em que geralmente usa seus próprios desenhos. Manolo foi nomeado Designer de Acessórios do Ano pelo Conselho Britânico de Moda em 1990 e 1999. Além disso, recebeu o título honorário de doutor pelo Royal London College of Art and Royal Society of Arts da Inglaterra. Apesar do sucesso que faz, Manolo possui apenas duas lojas: uma em Londres e outra em Nova York.

Nenhum comentário:

Postar um comentário